Como começar a investir seu patrimônio

O início da sua vida financeira começa quando você passa a olhar para os seus ganhos e despesas de maneira mais analítica, reequilibrando as entradas e saídas. O segredo é que essa balança, apenas, não é capaz de prover uma vida financeira saudável a longo prazo. É muito importante que você pense que o seu dinheiro deve trabalhar para você.

O principal fator a ser levado em consideração na hora de investir são seus objetivos e metas, pois é necessário saber onde se quer chegar, como e quando, assim como bens materiais (casas, carros, etc).

Além disso, para evitar situações de desespero, é essencial manter sempre uma reserva financeira para emergências, o que pode acontecer por meio de investimentos, mas nem todos sabem como realizar esse procedimento.

Como começar a investir corretamente?

Você já se viu em uma situação de emergência e precisou sacar muito rapidamente o seu capital? Já houveram momentos em que o seu dinheiro ficou parado em conta corrente por conta de imprevistos? É essencial que você sempre tenha uma reserva financeira para esses momentos. Ela será a segurança que você terá a cada vez que necessitar utilizar o seu capital. 

É interessante que você pense na sua reserva com um valor de 3 a 12 vezes o valor dos  seus gastos mensais, pensando em imprevistos como uma possível demissão, despesas médicas ou até mesmo reformas inesperadas. 

Após deixar esse ponto claro, já é possível começar a se organizar. Caso o objetivo seja de curto prazo, as aplicações que permitam uma liquidez maior (isto é, um resgate mais curto) são as melhores opções. No caso de um futuro estendido, são indicados investimentos de longo prazo, com mais possibilidade de rendimentos.

Saiba qual é o seu perfil de investidor

O próximo passo, após a abertura de conta, é definir o seu perfil de investidor. Existem três tipos de perfil de investidor, e saber onde você se encaixa é um grande passo para se sentir seguro durante a jornada e fazer escolhas mais assertivas:

Conservador: possui uma maior aversão aos riscos e prioriza a segurança em primeiro lugar. Ele aceita receber uma rentabilidade menor, desde que suas aplicações sejam as mais seguras possíveis.

Moderado: investidores moderados possuem o desejo de ganhar um pouco mais no médio prazo e, assim, aceitam pequenas oscilações no caminho. Esse perfil costuma preferir aplicações com menor rentabilidade e liquidez, pois o retorno é de médio a longo prazo.
Sofisticado: Aceita com facilidade os riscos do mercado e as variações dele sobre os seus investimentos, inclusive aceitando as perdas enquanto mira seus objetivos mais adiante. Tendem a acreditar que desafios maiores fazem parte do pacote.

Artigos Relacionados

Trabalhe conosco

Estamos contratando! Envie seu currículo agora mesmo para a DOM Investimentos e faça parte da nossa equipe.

E-mail: contato@dominvestimentos.com.br

 
Abrir chat
👋 Olá,´
Podemos te ajudar?