Ainda é comum que investidores pensem em investimentos alternativos como uma classe exclusiva e estreita. Esses ativos podem se tornar ferramentas essenciais para auxiliar na proteção de portfólio, impulsionando resultados expressivos, ou até mesmo, amortecendo a volatilidade.
Os investimentos tradicionais são estratégias elaboradas utilizando, principalmente, ações e títulos, caracterizados por:
- Acionistas passivos;
- Ativos em mercados públicos;
- Perfil de alta liquidez;
- Alta correlação com mercados.
Já os investimentos alternativos são classificados através da localização, estratégia e setores a que estão expostos. Eles podem estar relacionados ao setor imobiliário ou de infraestrutura, por exemplo, mas posicionados em subsetores não tradicionais.
O primeiro são veículos que investem em ativos não tradicionais, tais como infraestrutura, imóveis e capitais privados. Além disso, os ativos podem ser tradicionais, mas estarem sendo negociados em estratégias diferenciadas que fogem das mais básicas e cotidianas operações do mercado.
Qual a diferença de investimentos tradicionais e alternativos?
Os investimentos tradicionais são os mais conhecidos do mercado, como os ativos que são encontrados nos bancos e corretoras de maneira mais facilitada.
Na renda fixa, é possível citar o exemplo dos CDBs, LCIs/LCAs, títulos do tesouro, debêntures, entre outros. À respeito da renda variável, os exemplos alteram de ações a outros valores mobiliários normalmente negociados em bolsa, tais como derivativos, fundos imobiliários, contratos de câmbio e muito mais!
Como são produtos mais conhecidos e com maior Track Record, essas características podem ser mais previsíveis e passar uma maior sensação de segurança ao investidor.
Os mesmos pontos se aplicam aos investimentos alternativos, porém o cenário se modifica por apresentarem maior risco e poderem conferir maior rentabilidade ao investidor.
Porém, a sua liquidez pode ser reduzida devido à menor quantidade de negociação dos papéis. Isso significa que é mais difícil transformar esses ativos em caixa de maneira rápida, fazendo sentido tê-los no portfólio de maneira estratégica e que não comprometa a liquidez.
Essa é uma classe pensada para a diversificação de carteira, e não para aplicar os recursos de uma reserva de emergência, por exemplo.
O que são investimentos alternativos?
Os investimentos alternativos buscam atribuir valor aos portfólios dos investidores por meio de mercados inexplorados, estratégias inovadoras e tendências futuras. Alguns exemplos de fatores relevantes sobre eles são:
- Retornos conduzidos principalmente pelo alfa;
- Possível iliquidez;
- Ativos em mercados privados e públicos.
Ações, Fundos de Investimentos, ETFs, FIIs, são alguns dos ativos que podem estar expostos a esses mercados e estratégias alternativas, e principalmente no exterior, o investidor pode encontrar papéis bastante inusitados. Alguns exemplos de alternativos, são:
- Crowdfunding;
- Real Estate;
- Venture Capital;
- Fundos de Hedge;
- Infraestrutura;
- Distressed assets;
- Commodities;
- Private Equity;
- Debêntures;
- Colecionáveis (vinho, carros, arte, selos).
Como os investimentos alternativos funcionam?
Os investimentos alternativos são frequentemente encontrados nas carteiras de grandes investidores, e costumam ter participações em empresas promissoras e itens de grande valor, como vinhos, obras de arte, finos, commodities, entre outros.
Alguns exemplos da aplicação de Hedge Funds (ou seja, multimercados, que só aceitam investidores bilionários e índices que se expõem a mercados emergentes), são:
- Bridgewater Associates
- Renaissance Technologies
- Man Group
- AQR Capital Management
- OCH-ZIFF Capital Management Group LLC
Dessa forma, além de elevar a rentabilidade dos seus portfólios, você alcança vantagens como participação ativa na escola de investimentos, proteção contra inflação e diversidade de setores. Os investimentos em questão, mesmo com sua baixa liquidez, oferecem risco controlado e muita lucratividade.
Para saber como investir em ativos alternativos, conte com o suporte da Dom Investimentos!